Tuesday, August 15, 2006

Representação e informação



POEMA DO MÊS
Envie um poema breve de até 14 linhas e selecionaremos o poema do mês de cada país, o mesmo será publicado nesta página.Por convite das editoras, o autor selecionado pela Comissão, entre os escolhidos de cada mês, será publicado gratuitamente no livro coletivo Letras de Babel 3, que será apresentado no 8º Encontro aBrace, Uruguai 17 a 24 de março/07Enviar para: pilaredi@ig.com.br



Representante aBrace em Portugal
André Luiz Castilho Freire (1959) é natural de Maceió (AL). Médico licenciado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis(Rio de Janeiro, Brasil), escritor, pintor, botafoguense e mangueirense.É casado com Maria Teresa, pai de Luiz Antônio. Possui várias pós graduações em Medicina e em Docência do Ensino Superior. É membro da tradicional Ala dos Boêmios da Mangueira. Ocupou o cargo de Diretor Médico, integrou o Conselho Deliberativo e Fiscal e a Ala dos Compositores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, onde foi parceiro de Jurandir da Mangueira e Fernando de Lima. Foi o idealizador do enredo “Atrás da Verde e Rosa só não vai quem já morreu”, que foi cedido sem ônus, para o Carnaval de 1994, da Mangueira. Entre 2000 e 2001 exerceu a presidência da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo(LIESBENF)(Nova Friburgo, RJ). Entre 2001 e 2002 fez parte da diretoria do Sindicato dos Médicos da Região Centro-Norte Fluminense, com sede em Nova Friburgo,RJ. Desde 2002 vive em Lamego, Portugal, onde exerce a Medicina e colabora com jornais locais e regionais. Em 2003 recebeu a cidadania portuguesa.Em 2004 foi selecionado pelo júri do Movimiento aBrace para participar da antologia dos “Primeiros Jogos Florais do Século XXI”, com o poema “1804-2004, os versos da América Maior”. Em 2004 lançou o seu primeiro livro “A Certeza das Incertezas” (poemas). Desde 2004 é membro da União dos Escritores e Artistas Transmontanos e Altodurienses(UNEARTA) e da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos(SOPEAM). Em 2005 é empossado como representante do Grêmio Português de Nova Friburgo( RJ, Brasil), e nomeado representante dessa instituição junto à Câmara Municipal de Santo Tirso, Portugal. Em 2005 é eleito como Membro Correspondente Internacional da Academia Friburguense de Letras(Nova Friburgo)em Portugal. Em 2006 é selecionado para o “7º Encontro Internacional Literário aBrace” e participa em duas coletâneas: “Coletânea Cuentogotas VI” (contos) e “Coletânea Rapsódias” (poesia). Em 15 de abril de 2006 é nomeado para a Representação do Movimiento Cultural aBrace na cidade de Lamego, Portugal. Desde maio de 2006 é membro da Sociedade Brasileira de Escritores Médicos(SOBRAMES), filiado à Regional do Rio Grande do Sul e recebeu a Representação dessa instituição em Portugal. No final do ano de 2006 André Freire lançará o seu segundo livro de poemas em Portugal e a Universidade Estácio de Sá(UNESA)promoverá o lançamento do livro “Dona Neuma da Mangueira. A Primeira Dama do Samba”, escrito por André Freire e Luis Fernando Vieira, no Congresso do Carnaval da UNESA(29/11 a 2/12/2006), no Rio de Janeiro.


Urbanização Quinta do Rabolal
Bloco 5 – 1º Frente.5100-000. Lamego – Portugal

E-mail: alcfreire@sapo.pt Telemóvel: 964.627.085

Livro especial à vista

Apesar de envolvido em muitos trabalhos e plantões médicos em Portugal, onde mora há bom tempo com a esposa Teresa e o filho, meu xarazinho querido Luiz Antonio, o amigo botafoguense e mangueirense dr. André Freire está curtindo desde já uma grande notícia.O livro Dona Neuma – a primeira-dama da Mangueira, que ele escreveu em parceria com o professor Luiz Fernando Vieira, está sendo preparado e será lançado durante o Congresso do Carnaval, que ocorrerá de 29 de novembro a 2 de dezembro deste ano, em evento a ser promovido pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.

Evento reúne escritores e poetas de fala hispânica e portuguesa
O médico-escritor, André Freire, participa, em Abril, do 6º Encontro Internacional Literário aBrace, que é o movimento coordenador, para a edição, publicação, promoção e distribuição de obras culturais.O autor concorreu com o poema “Os versos da América maior”, em Setembro do ano passado e, em Outubro, teve o trabalho seleccionado pelo júri do concurso.O tema dos “Primeiros Jogos Florais do Séc. XXI” foi “1804-2004, Los versos de la Patria Grande”, que reuniu participantes de fala hispânica e portuguesa da América Latina, Espanha e Portugal. O objectivo do evento foi comemorar o bicentenário da Catedral Metropolitana e do Cabildo de Montevideo, na capital do Uruguai, desenvolvendo um conjunto de actividades que visam fortalecer a sua identidade, a partir do laço fundamental do idioma.Residente em Portugal há 3 anos, André Freire afirma ter concorrido na qualidade de luso-brasileiro. “O prémio é uma conquista de Portugal e do Brasil, o que muito me honrou. Espero que com esta colectânea eu possa continuar a divulgar o meu trabalho e o nome dos dois países”.“Quero doar alguns exemplares para a Biblioteca Municipal de Lamego e para a Universidade de Coimbra, onde costumo deixar as minhas obras. Assim que tiver o livro em mãos, faço questão de levá-lo à Câmara para mostrar este prémio que a cidade conquistou”, completa.O autor lança ainda um desafio aos responsáveis pela cultura na cidade de Lamego. “Seria interessante se um dia pudéssemos fazer o 1º Encontro aBrace a juntar a América, Espanha e Portugal como sede do evento, todos ficariam encantados com a nossa cidade. Lanço um apelo ao pelouro da cultura da cidade para que nos ajude nesta ideia”.O evento foi organizado pela Comissão de apoio dos 200 anos da Catedral Metropolitana e do Cabildo de Montevideo e do movimento aBrace. Os 20 textos premiados integram uma colectânea que será publicada em um livro ilustrado editado pela aBrace, entre os dias 10 e 14 de Abril. Outro português representa a sua nação. Pedro Manuel Baptista, de Coimbra, teve seleccionado o poema “A árvore do mundo”. Homenagens No dia 12 de Março, André Freire faz o segundo lançamento do seu livro “A certeza das incertezas”, no Auditório da Biblioteca Municipal de Castro Daire, às 16h, com parte da renda a ser revertida para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire.Entre Abril e Maio, André Freire desloca-se ao Brasil, onde vai ser homenageado por alguma entidades, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil, na cidade de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro, durante a qual irá proceder ao lançamento do seu livro. O evento terá o apoio da Câmara local.
Por:
Igor Lopes

0 Comments:

Post a Comment

<< Home